domingo, 1 de maio de 2011

Em cartaz na cidade de São Paulo desde março, o espetáculo "Cats" é sucesso total de bilheteria. Confira o que rola por trás das cortinas!

Em cartaz na cidade de São Paulo desde março, o espetáculo "Cats" é sucesso total de bilheteria. Confira o que rola por trás das cortinas!



Para acabar com a sua curiosidade sobre como é a montagem e, principalmente, a criação da maquiagem e do figurino de um grande musical, fomos visitar os bastidores de Cats.
Um dos espetáculos mais vistos da Broadway, "Cats" estreou pela primeira vez em 1981, em Londres e de lá para cá, a trajetória foi de sucesso absoluto. O musical já passou por mais de 20 países e 300 cidades, foi traduzido para dez idiomas e superou a marca dos 30 prêmios.
Ao todo são 38 artistas em cena e fazem parte do elenco nomes como: Paula Lima, como a gata Grazibella, Saulo Vasconcellos, como o gato Old Deuteronomy e Sara Sarres, interpretando a gata Jellylorum.
Mas para torná-lo uma realidade aqui no Brasil, não foi fácil! Há uma equipe de 110 pessoas por trás disso e tudo precisa ser seguido rigidamente como mandam as "bíblias", espécie de manual com as regras obrigatórias para reproduzir a montagem em qualquer lugar do mundo, para que o espetáculo seja sempre igual.
Além desse material, um profissional de fora do país também é enviado para supervisionar toda a pré-produção, a única pessoa com autorização para quebrar as regras. Isso somente acontece quando absolutamente necessário - no caso de adaptações de materiais utilizados ou ajustes por conta do biotipo dos atores escolhidos.
Caracterização - a marca registrada do espetáculo
Na visita ao backstage do espetáculo, fomos conversar com os profissionais que cuidam de toda a caracterização dos personagens, a marca registrada do musical. Conhecemos Aílton Junior e Adriana Lima responsáveis pelas maquiagens e perucas do espetáculo.
Ailton Júnior e Adriana: mágica por trás das coxias
Aprender a maquiagem, adaptar e depois ensinar, não foi tarefa fácil para Aílton, maquiador oficial da produção. Ensinar porque, no Cats, quem faz as maquiagens antes do espetáculo não é ele, e sim os próprios atores. "Ensinei a maquiagem para cada um deles, um por um. No começo eles tiveram dificuldades, mas fazendo todos os dias, aprenderam. Hoje eu apenas supervisiono e faço algumas trocas durante o espetáculo", conta o maquiador.
Mariana Barros é swing, ou seja, substituta - ela entra quando alguma atriz não pode comparecer - por coincidência, no dia ia dar vida à gata Cassandra. "Levamos em média 45 minutos para ficarmos prontos. Eu comecei a me maquiar 18h15, são quase 19 horas. Agora falta fazer a boca, arrumar o cabelo e estou pronta. Nos primeiros dias demorava mais de uma hora", conta ela.

Mariana Barros (primeira a esquerda) e outros atores do elenco na preparação das maquiagens: além de cantar, dançar e interpretar, eles também precisam ter talento com os pincéis


No camarim, cada ator tem a sua bancada - decorada com fotos, recados e uma foto referência de como deve ser a maquiagem do seu personagem. 
As perucas são um espetáculo a parte. E dão trabalho! Adriana - a experiente cabelereira que cuida delas - explica que todas elas vieram de fora. Mesmo porque, todas são feitas de pêlos de búfalos, material que não existe aqui no Brasil. A única que precisou ser feita pela produção local foi a da cantora e atriz Paula Lima, por causa do tamanho do cabelo dela. Todas as perucas são pintadas a mão, com canetinhas de tecido. E, apesar delas já virem pintadas, os retoques são necessários para manter a cor.
Perucas especiais completam a caracterização
Outro detalhe fundamental é o figurino. Zezé de Castro, chefe de figurino, conta que assim como as perucas e todo o resto, os figurinos também vieram de fora. Todos os atores usam um macacão básico, cada um de uma cor e por cima as sobreposições. "Nós apenas adaptamos os macacões para os atores porque eles precisam ser uma espécie de segunda pele. Então, precisam ficar bem justos para não ficar feio e não atrapalhar nas coreografias", conta ela.

Lavados e pintados a mão, com o auxílio de pincel, caneta e até mesmo aerógrafo, os macacões e sapatilhas merecem cuidados especiais. Três horas antes de cada apresentação e todos os dias, a equipe de figurino revisa tudo: costura, pintura epedrarias. Apesar disso, Zezé garante que esta produção é mais "light", palavra de quem entende, afinal a profissional já participou da produção de outros grandes espetáculos como O Fantasma da Ópera e A Bela e a Fera.
Depois de todo trabalho e claro, sucesso, acabando a temporada do espetáculo, tudo é desmontado, lavado, embalado, , colocado em caixa e devolvido para o dono da produção original. Isso porque, depois dos brasileiros se encantarem com o musical, ele irá para outro país.


O resultado é fenomenal, a maquiagem um espetáculo a parte e a apresentação, linda! Vale a pena você conferir.



Curiosidades 

 "Cats" foi baseado em 14 poemas do livro infantil "Old Possum´s  Book of Practical Cats", de T. S Eliot, publicado pela primeira vez em 1939. O autor escreveu a obra para os seus filhos, depois de ter observado por alguns dias o comportamento de seus próprios gatos.
- Paula Lima deu voz a canção "Memory", que já teve mais de 150 versões gravadas por grandes nomes da música internacional.

Fotos: Isabella Ayub e Gustavo Scatena 
Publicado em: 30/04/2010    Por: Equipe Portal da Maquiagem