sábado, 24 de setembro de 2011

Apresentação teatral encerra programação do 'Primavera dos Museus'


Apresentação teatral encerra programação do 'Primavera dos Museus'


 (Foto: Fabiana Costa/Secult)


(Foto: Fabiana Costa/Secult)





















Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult
A programação elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para a Primavera dos Museus foi encerrada em grande estilo. Laranjeiras foi o palco de um emocionante espetáculo teatral encenado pelo Grupo Caixa Cênica, que utilizou a histórica Casa de Cultura João Ribeiro para encenar a trama.


O espetáculo apresentado foi ‘Pela Janela’, um texto de Tennessee Williams que tem como tema central a solidão. A apresentação foi uma forma de encerrar de forma lúdica a semana que levou milhares de pessoas a museus de todo 

o país, com interesse em conhecer o acervo patrimonial brasileiro.
Segundo o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, que esteve presente no espetáculo, o encerramento da Primavera dos Museus com uma peça teatral foi uma nova forma de atrair mais visitantes e também novas atividades para as unidades museológicas da Secult. 

Secretário adjunto Marcelo Rangel (Foto: Fabiana Costa/Secult)Secretário adjunto Marcelo Rangel (Foto: Fabiana Costa/Secult)


“A Casa de Cultura João Ribeiro, por exemplo, respira cultura e temos certeza que ele estaria muito feliz em ver uma apresentação teatral neste espaço que leva seu nome. Esperamos que os jovens atores que estiveram aqui, se inspirem e busquem projetos que ocupem espaços como este”, disse.


A diretora do espetáculo, Maycira Leão, explica que a peça é uma adaptação intimista de intensa relação com o público. Para ela, apresentar uma peça no último dia da Primavera dos Museus é muito importante, pois é uma oportunidade de conhecer e criar oportunidades para o espaço. “Estamos muito felizes e honrados, pois estamos vendo os locais de apresentações se diversificando. O espetáculo encaixou perfeitamente no espaço e agora esperamos trazê-lo outras vezes para este museu ou até para outros do Estado.  
Sayonara Viana, coordenadora de Museus da Secult (Foto: Fabiana Costa/Secult)


A Primavera dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O projeto foi abraçado pela Secult, que desenvolveu atividades em todas as suas unidades museais.


Público aprovou
O público presente aprovou o espetáculo e, principalmente, por ter sido apresentado na Casa de Cultura João Ribeiro.
O ator Estevão Andrantos (Foto: Fabiana Costa/Secult)

“Laranjeiras respira cultura e é um verdadeiro museu a céu aberto. Trazer este espetáculo para espaços mais intimistas como este nos mostra novas possibilidades e novas formas também de utilizar os antigos espaços culturais de Sergipe. Acho a iniciativa louvável e espero que outras edições ocorram”, destacou o estudante de teatro, Estevão Andrantos.

Atividade é um estímulo à nova forma de ocupação dos espaços culturais, opina o ator Dênis Leão (Foto: Fabiana Costa/Secult
Já o ator Denis Leão, acredita que levar o grupo Caixa Cênica foi o primeiro passo para uma nova forma de ocupação dos espaços culturais. “Gostei muito do espetáculo e a proposta de utilizar a Casa de Cultura João Ribeiro como palco desta apresentação é o pontapé inicial para que outros espaços possam ser utilizados”, opinou.

Projeto em Sergipe
Essa foi a quinta edição do ‘Primavera dos Museus’. A vasta programação nacional englobou oficinas, teatro, exposições, debates, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes, por exemplo.

Sempre realizada no início da primavera, o evento busca sensibilizar os museus e a comunidade para a discussão sobre assuntos atuais. Nos quatro dias de evento, mais de 600 pessoas passaram pelas unidades museais administradas pela Secult, comprovando a importância de um evento deste porte para o enriquecimento da área do Estado.

Para a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, a Primavera dos Museus em Sergipe teve um saldo muito positivo. “O que nós buscamos foi atrair o público com uma programação diversificada. Levamos debates, exposições e apresentações teatrais para nossos museus, mudando também o conceito deste tipo de espaço, que é conhecido como um local de visitação. 
A partir de agora, a comunidade pode vê-lo como um espaço cultural ainda mais amplo”, explicou.