segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grupo São Sebas se lança oficialmente no Municipal, 18/09/2004 10:05

Por Tais Sarubi
Grupo São Sebas se lança oficialmente no Municipal de São Sebastião
O Grupo Experimental São Sebas apresentou-se na noite de ontem ao publico pela primeira vez.
 
Cenas da apresentação no lançamento oficial do grupo  
Antes da apresentação, a bailarina e coordenadora do grupo, Iris Bertoni, falou sobre o trabalho diário desenvolvido nos últimos 127 dias com os 13 integrantes do grupo e agradeceu as empresas Transpetro e Autoviass pelo apoio e também a ajuda pessoal de Geraldo Julião
Integrante Efetivo do Grupo Experimenta Cênico e Audiovisual São Sebas    

Em alguns momentos o grupo interage com a plateia
 Foram apresentados exercícios cênicos e audiovisuais, mostrando o desempenho do grupo, dentro da proposta de dança e cinema. O professor de cinema da FAAP, Maximo Barro, também estava presente e cumprimentou cada um dos integrantes, que recebeu um certificado de membro oficial do grupo, ao final da apresentação.
Ponto alto do espetaculo com a peça "Ginga"  
 Do dia 20 ao dia 24, o Grupo Experimental São Sebas estará se apresentando para as escolas e no dia 26 o espetáculo será aberto ao publico.

http://www.imprensalivre.com/busca/top_busca.php?edit=5&id=739

O grupo mistura a dança, representação cênica e audiovisual no espetáculo
O grupo formado em sua maioria por alunos da rede municipal e ter notas dentro da média é um dos pré-requisitos para fazer parte das aulas. Eles também se submeteram a provas de conhecimentos gerais, aptidão física e conhecimentos básicos de fotografia e cinema, além de exame médico.
A apresentação foi aberta com a palavra de Geraldo Julião, que declarou ser o trabalho do grupo, um trabalho de qualidade de primeiro mundo.

1° Cindança Festival procura por patrocínio
São Sebastião  - Depois da bem-sucedida realização do `1° São Sebas para São Sebastião´, o grupo experimental cênico e audiovisual São Sebastião está à espera de um patrocinador, para realização do 1° Cindança Festival, com previsão de execução no primeiro semestre de 2005.
O Cindança Festival pretender ser uma macro-estrutura do São Sebas, com trabalhos apresentados integrados nas áreas cinematográfica e artística.
A diretora geral do grupo experimental, Íris Bertoni, explica que a previsão de duração do evento é de pelo menos 14 dias, com apresentação de atividades paralelas, palestras técnicas e oficinas de criação para os interessados, além de mostras de fotografia e trabalhos culturais de artistas convidados.
As atividades paralelas serão desenvolvidas para as escolas, com apresentação de tópicos interessantes sobre a história do teatro e do cinema, de maneira interativa, como através de espetáculos e animações de cinema.
Algumas delas devem ser distribuídas pelos bairros da cidade, para maior abrangência dos alunos participantes do Cindança.
Os espetáculos que exigirem estrutura maior serão realizados no Teatro Municipal e as palestras técnicas, ministradas por profissionais da área, além da abordagem de temas como direção de cinema, trilha sonora e arte comparativa.
Já as oficinas de criação terão o próprio grupo experimental São Sebas e os convidados da mostra como alvos. A intenção é fazer com que os alunos do grupo desenvolvam seu aprendizado com profissionais experientes em espetáculos teatrais.
Ainda através das oficinas, haverá ensaios para o encerramento do festival.
"Pretendemos fazer um grande espetáculo de abertura e de encerramento do festival" declara a diretora. Íris afirma que as atividades do Cindança estarão distribuídas pelas escolas dos bairros participantes do evento, uma forma de atingir os alunos que moram em regiões afastadas do centro, como Juquehy, Maresias, Boracéia e Boiçucanga, na Costa Sul.
Existe a idéia de fazer um espetáculo na rua, mas a diretora explica que isso requer uma estrutura maior, como palco e outros acessórios. "Durante o Cindança, pretendemos fazer um espetáculo de rua, muito pedido pela população, mas também esperamos contar com uma importante ajuda financeira". Quanto ao 1º São Sebas, Íris avalia ter sido importante para que os alunos tivessem uma perspectiva do que pode vir a ser o Cindança.
"Faltou mais colaboração da parte dos professores e dos diretores das escolas participantes do evento para que tivesse sido tudo perfeito, mas foi interessante para o nosso grupo, uma apresentação diferenciada".
Presença incentivadora - A presença dos dançarinos Fábio Pinheiro e Fernanda Sáfadi, ex-alunos da diretora Íris Bertoni e atualmente com carreira internacional, foi especial para o grupo experimental.
"Nossos estudantes estavam esperando ansiosamente a chegada dos meus ex-alunos, a minha segunda geração de dançarinos formados. Eu me impressionei com o comportamento do grupo perante eles, pois estavam irreconhecíveis, assistiram a tudo a que tinham direito".
A diretora destaca a importância da disciplina no meio teatral e no cinema, para ela, chave de qualquer sucesso.
Íris ressalta a disciplina apresentada pelos dançarinos e ex-alunos Pinheiro e Fernanda.
"Por possuírem passagens em renomadas escolas de dança, já estão habituados à disciplina".
Sobre a sua expectativa para um futuro próximo em relação ao grupo experimental, atualmente com 12 alunos entre 13 e 21 anos, a diretora afirma que espera fazer deles um núcleo de produção e assim, profissionalizá-los. (Fonte: Correio do Litoral)