1° Turma do Curso de Licenciatura em Teatro da UFS visita o IPAESE - Instituto Pedagógico de Apoio a Educação dos Surdos de Sergipe.
Essa visita e uma das muitas que teremos decorrente da obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, Libras é a segunda Língua oficial do Brasil.
a primeira professora a lecionar Libras no curso de Teatro e Dança na UFS -Universidade Federal de Sergipe é Jucelia Brasil.
Instituto Pedagógico de Apoio a Educação dos Surdos de Sergipe.
O IPAESE, entidade de caráter filantrópico vem desenvolvendo o seu papel educacional na modalidade Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Estamos junto à comunidade surda de Sergipe há quase 10 anos.
Nosso Projeto Político Pedagógico consta de:Apresentação dos Programas por série e ano, Planejamento e Conteúdos anuais, Regimento Escolar e Calendário Anual. Funcionamos nos três turnos.
Estevão Andrantos, Geovanna Oliveira, Roberto Marques e o professor Davi Bomfim - que ministra a disciplina de Geografia no instituto.
Instituto Pedagógico de Apoio a Educação dos Surdos de Sergipe.
DIRETORIA/2010
Presidente:
José da Rocha Pinto Filho
Vice Presidente:
IN memória - Geraldo Ferreira Sobrinho
Diretora Pedagógica:
Maria Vanda Brandão Macedo
Coordenação Pedagógica:
Tania Maria Barbosa de Carvalho Luz ( Matutino e Vespertino)
Camila Carla Costa ( Noturno)
Estevão Andrantos, Geovanna Oliveira, Roberto Marques e o professora Cleze Garlene - que ministra a disciplina de Ciências no instituto.
LOCALIZAÇÃO do INSTITUTO
TRAVESSA: JOSÉ RODRIGUES, 64 BAIRRO – SÃO JOSÉ
Ficamos entre a rua Campo do Brito e a Rua Stanley
NOSSO TELEFONE: 3211:0938
Alunos matriculados para o Ano Letivo de 2010: 100 alunos
Estevão Andrantos, Lidiane Nobre, professor Jorge Fortes - que ministra a disciplina de Libras, professora Cleze Garlene - que ministra a disciplina de Ciências, professor Davi Bomfim - que ministra a disciplina de Geografia no instituto, Luisa Secundo, Geovanna Oliveira.
Objetivo
Propiciar a inclusão social do aluno surdo, cidadão com direitos e deveres, através do ensino bilíngue, promovendo a auto-estima do educando, a valorização e divulgação da cultura surda do nosso Estado.
•Bilingue. Tendo como primeira língua para o surdo a LIBRAS
Estevão Andrantos, professor Jorge Fortes - que ministra a disciplina de Libras, professora Cleze Garlene - que ministra a disciplina de Ciências, professor Davi Bomfim - que ministra a disciplina de Geografia no instituto, Luisa Secundo, Geovanna Oliveira, Patrícia Brunet
}
Nosso lema é manter o nosso caráter de seriedade, luta e determinação na conquista de novos horizontes com um ensino de qualidade para a comunidade surda do nosso Estado.
Durante a nossa visita fomos acompanhado pela Coordenadora Pedagógica Tania Maria Barbosa de Carvalho de Luz.
Todo Surdo precisa ser respeitado em sua família, na sociedade e em todos os lugares
Da esquerda para a direita, Luisa Secundo,Tetê Nahas, Flavia Santana, Lidiane Nobre, Gisele Azevedo, Roberto Marques, Professora do Cleze Garlene do instituto, Estevão Andrantos, Coordenadora Pedagógica Tania Maria Barbosa de Carvalho de Luz, o gatissimo professor de matemática Irami Bila do instituto, Patricia Brunet, Sandy Soares, Geovanna Oliveita, Rogerio, Gustavo Floriano, Eduardo Vieira, professor Davi Bomfim do instituto e uma aluno do instituto.
Dia 26 de setembro- Dia Nacional do Surdo
“Escuto e esqueço; vejo e recordo; faço e entendo”.
Somente uma prévia do que é feito no IPAESE.