domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grupo Fábula de Aracaju Apresenta, "Yerma" de Federico García Lorca .


 
A peça teatral ´Yerma´, que retrata o universo feminino no drama vivido por sua personagem homônima em busca da sua identidade é também uma perseguição à maternidade, como um objetivo maior de existência da personagem principal, entrando em conflito com os valores sociais e culturais que determinam à exclusão e o preconceito com a mulher. O seu marido, João, interpretado por Heitor Andrade, reflete o patriarcado que julga, persegue e culpa a mulher delegando-a ao silêncio e a exclusão.

(Jacira Duarte )
(Geovanna Oliveira,Jacira Duarte,Flávia Seixas,Monalisa das Graças)
Um projeto de caráter psicanalítico, literário, interpretativo e folclórico, que visa à formação de um grupo seleto e coeso de artistas, a partir deste espetáculo, que desejam a experimentação de linguagens, o apuro técnico e a expressão artística através do teatro. A proposta da peça é fazer com que, através da experimentação e da Antropologia Teatral, o grupo desenvolva uma linguagem dramática, aproximando o público do fato cênico.

(Jacira Duarte (Yerma),Heitor Andrade (João)).
(Jacira Duarte (Yerma),Heitor Andrade (João)).
Compõe a ficha técnica: texto do poeta espanhol Garcia Lorca; tradução da professora Fabiana do Santos; direção de Rogério Feolli; Expressão Corporal e Coreografia do professor Everton Nunes; e direção musical de Beto Nunes. Já o elenco é composto por: Jacira Duarte (Yerma), Heitor Andrade (João), Jéferson Santos (Vítor), Carla Mesquita (Maria), Rita Maia (Velha), Monalisa das Graças (Moça I), Geovanna Oliveira (Moça II), Flávia Seixas  ( Dolores) e Gustavo Floriano (Macho). Iluminação- Sérgio Robison, Maquiagem Estevão Andrantos, Figurino- Anderson.Dias.
(Estevão Andrantos  maquiando Flavia Santana)

 Federico Garcia Lorca
Federico García Lorca (Fuente Vaqueros, 5 de junho de 1898 - Granada, 19 de agosto de 1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol, uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola.
Nascido numa pequena localidade da Andaluzia, García Lorca ingressou na faculdade de Direito de Granada em 1914, e cinco anos depois transfere-se para Madri, onde ficou amigo de artistas como Luis Buñuel e Salvador Dali publicando os seus primeiros poemas.
Grande parte dos seus primeiros trabalhos se baseiam em temas relativos à Andaluzia (Impressões e Paisagens, 1918), à música, ao folclore (Poemas do Canto Fundo, 1921-1922) e aos ciganos (Romancero Gitano, 1928).

(Monalisa, Geovanna,Rita, Flavia, prontas para primeira cena As Bacantes)
 
Concluído o curso, foi para os Estados Unidos da América (EUA) e para Cuba, período de seus poemas surrealistas, manifestando seu desprezo pelo modus vivendi estadunidense. Expressou seu horror com a brutalidade da civilização mecanizada nas chocantes imagens de Poeta em Nova Iorque, publicado em 1940.Voltando à Espanha, criou um grupo de teatro chamado La Barraca. Não ocultava suas idéias socialistas e, com fortes tendências homossexuais, foi certamente um dos alvos mais visados pelo conservadorismo espanhol que, sob forte influência católica, ensaiava a tomada do poder, dando início a uma das mais sangrentas guerras fratricidas do século XX.
 
Intimidado, Lorca, retornou para Granada, na Andaluzia, na esperança de encontrar um refúgio. Ali, porém, teve sua prisão determinada por um deputado católico, sob o argumento (que tornou-se célebre) de que ele seria "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver". Assim, no dia de agosto de 1936, sem julgamento, o grande poeta foi executado com um tiro na nuca pelos nacionalistas, e seu corpo foi jogado num ponto da Serra Nevada. A caneta se calava, mas a Poesia nascia para a eternidade. O crime teve repercussão em todo o mundo despertando por todas as partes um sentimento de que o quê ocorria na Espanha dizia respeito a todo o planeta. Um prenúncio da Segunda Guerra Mundial.
   O espetáculo termina com a queima do Judas!

                             Iris Fiorelli entrou na segunda montagem

                          Inicio do Espetáculo, iris Fiorelli.
                            As Bacantes, Inicio do Espetáculo.

      Ewertton Nunes, preparador de elenco, personagem macho!


                 Maquiagem  para o personagem o Diabo.

                   Amanda Rodrigues, personagem Velha do Ribeirão, entrou na segunda montagem, ao fundo Estevão Andrantos e Flavia Santana.