quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Alunos da oficina de teatro da Propex participam de exercício performático

Alunos da oficina de teatro da Propex participam de exercício performático


 No último mês, os alunos que integram a oficina de teatro promovida pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), no Campus Aracaju, participaram do exercício performático 'Estereótipos Caos Religioso'.

A oficina é ministrada pelo estagiário de Teatro do IFS e graduando em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Estevão Andrantos. As aulas acontecem às quartas-feiras, nos turnos manhã e tarde, para alunos e servidores do IFS, além da comunidade externa, e combinam o conhecimento prático ao teórico, com apreciação de materiais em vídeos, aulas de consciência corporal e interpretação.


Performance

Segundo Estevão, a proposta da performance era entender que a linguagem da expressão artística tem possibilidades infinitas de realizações. "A minha inspiração para essa performance foi o trabalho de Pina Bausch. A ideia era trabalhar com estereótipos, então propus aos alunos que eles trouxessem algo escrito que refletisse um pouco da essência de cada um e depois interpretassem o que estava escrito", conta. Em momento posterior, os alunos pesquisaram sobre estereótipos de líderes religiosos e desenvolveram esse estereótipo corporalmente.


Wilma Moraes conta a sua expectativa antes da apresentação. "De imediato, fiquei surpresa com a construção do cenário: um ambiente antes repleto de materiais que aos nossos olhos jamais poderiam se apresentar como estéticos ajudavam a criar o cenário. Não posso deixar de ressaltar o cuidado de Estevão em criar para nós um ambiente confortável, que trouxe segurança para enfrentarmos o medo da nossa primeira apresentação, a sensação de despreparo e o receio da exposição ao público", relata a estudante.


 Segundo o aluno Cézar Silva, depois de alguns meses de aulas intensas e preparação para a performance, foi gratificante ver o trabalho sendo realizado. "O feedback vinha de forma imediata, pela reação, olhares e sentimentos transmitidos pelo público. O teatro é magicamente gratificante e o trabalho desenvolvido pela Propex é magnífico, temos mais arte para levar para aos corredores do instituto", afirma.