quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Comunidade acadêmica do IFS participa da abertura dos Jogos Intercampi

Comunidade acadêmica do IFS participa da abertura dos Jogos Intercampi

Na manhã da última quarta-feira, 19, foi realizada no Ginásio de Esportes do Campus Aracaju a abertura dos Jogos Intercampi do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O evento tem o objetivo de promover a integração entre alunos e servidores dos seus diversos campi por meio de competições esportivas coletivas e individuais.

A cerimônia contou com apresentações artísticas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, do violonista e professor Antônio Alvino Argollo, do pianista Jessé Mendes, do ator, cantor e bailarino Estevão Andrantos, além da presença do Pavilhão Nacional de Pelotão de Bandeiras do 28º Batalhão de Caçadores.

O reitor do IFS, professor Ailton Ribeiro de Oliveira, cumprimentou todos os presentes, em especial os componentes da mesa, e parabenizou os atletas participantes dos jogos e os professores de Educação Física e integrantes da Propex, que trabalharam para que o evento fosse possível. Ele também ressaltou os principais investimentos realizados no instituto nos últimos dois anos.

"O trabalho da nossa gestão tem como horizonte o oferecimento de uma educação pública de qualidade. Para isso, temos investido maciçamente em laboratórios, veículos, saúde, reativação dos refeitórios, bolsas de pesquisa e extensão. Mas precisamos também dar prioridade às áreas de arte, cultura e esporte, fundamentais para o processo de aprendizagem", diz.

Ele também lembrou as principais ações que estão sendo desenvolvidas nessa área. "A nossa Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão tem trabalhado intensamente, estamos contratando dois professores de música, com o objetivo de reativar o nosso coral, adquirimos um placar eletrônico e também assentos para os ginásios de Aracaju e Lagarto. Além disso, em breve será lançado o edital de bolsa atleta, para beneficiar o nosso alunado", conta.


 Honra ao mérito

Na ocasião, também foram entregues certificados de honra ao mérito a Roberto Negrão, idealizador dos jogos das escolas técnicas do Nordeste, Manuel Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol, e Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, representada na oportunidade por Maria Cristina Vidal, por sua contribuição para o desenvolvimento dos esportes nas instituições federais no estado de Sergipe.
O servidor aposentado do IFS, Manuel Oliveira, representando os homenageados, agradeceu emocionado o recebimento do certificado. "Quero agradecer por essa homenagem prestada, fui servidor do Campus São Cristóvão e me aposentei por esta casa, tenho muito orgulho disso. Desejo que vocês tenham excelentes jogos", diz.

Em seguida, a aluna Paula Noia fez o juramento do atleta, e quatro atletas de Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão conduziram a tocha olímpica, representando a integração entre as comunidades acadêmicas de todos os campi. Ao final da cerimônia, os atletas participantes dos jogos se confraternizaram em um grande abraço coletivo no centro do ginásio.

Os organizadores dos Jogos Intercampi do IFS agradeceram também o fundamental apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Sergipe (Funcefet/SE), sem o qual a realização do evento não seria possível.

Jogos

O evento também servirá como base para a seleção dos atletas que irão representar o IFS nos jogos dos institutos federais da região Nordeste. A ideia é também incentivar a prática desportiva entre a comunidade acadêmica, integrando alunos e servidores e disseminando entre eles os valores relacionados ao bem comum.