quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cerimônia de abertura marca início do I Fórum de Pós-Graduação do IFS

Cerimônia de abertura marca início do I Fórum de Pós-Graduação do IFS


 Na tarde da última quinta-feira, 13, foi realizada a cerimônia de abertura do I Fórum de Pós-Graduação do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Estiveram presentes diversos docentes e técnicos administrativos de todos os campi da instituição a fim de discutir a oferta de novos cursos de pós-graduação pelo instituto, agregando as pesquisas já existentes na instituição à referida oferta e vice-versa.


O reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, falou da importância de realizar discussões acerca da oferta de cursos de pós-graduação no instituto. "Desejo que vocês realizem bons debates a respeito deste tema, com o objetivo também de consolidar a articulação entre o ensino técnico, de graduação e de pós-graduação em nosso instituto", afirma.


 O professor Daniel Rodrigues, chefe do Departamento de Pós-Graduação do IFS, agradeceu a presença de todos no evento, que recebeu quase 120 inscrições. "Fico bastante feliz ao ver que o fórum teve essa repercussão, ao perceber que muitas pessoas aceitaram o convite para participar da construção dessa ousada proposta de ofertar programas de pós-graduação no IFS", diz.

Prioridade
Segundo a professora Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão, a qualificação dos servidores vem sendo tratada como prioridade no IFS. "Temos inúmeras ações nesse sentido, como o oferecimento de bolsas, o afastamento total de docentes e técnicos administrativos para realização de cursos de mestrado e doutorado, a concessão de horário especial para o servidor estudante, o Minter e o Dinter, os convênios firmados com outras instituições, tudo isso com o intuito de juntos construirmos uma instituição cada vez melhor", assinala.


O professor Alberto Aciole, diretor do Campus Nossa Senhora do Socorro, fez questão de parabenizar toda a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) pela realização do fórum. "Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, a pós-graduação tornou-se um diferencial. Nesse sentido, o IFS tem se esforçado para oferecer não só cursos de graduação, mas também de pós-graduação, todos inovadores, gratuitos e de qualidade", enfatiza.


Solenidade

A abertura do I Fórum de Pós-Graduação do IFS contou, ainda, com a apresentação do artista Estevão Andrantos, que cantou o Hino Nacional e a música 'Aquarela do Brasil', acompanhado pelo servidor Jessé Mendes, no teclado.

Para dar início ao fórum, foi ministrada a palestra 'Trajetória do mestrado (acadêmico) em Educação Profissional do IFRN e seu papel na formação de professores/pesquisadores', pelo professor doutor Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A palestra teve como mediadora a professora Irinéia Rosa do Nascimento, do Campus São Cristóvão.


Na palestra, o professor ressaltou a importância de gerar conhecimento na área de educação profissional. "É fundamental que o profissional tenha a competência técnica, mas não devemos apenas forma mão-de-obra, é necessário também que ele saiba atuar de maneira crítica no mundo do trabalho", destaca.

A palestra de abertura foi seguida de um coquetel, oferecido a todos os presentes.